Economia

Vende moedas de brincar e vai receber uma fortuna

Um britânico vai vender as moedas de brincar do filho, depois de ter descoberto que são reais. É um tesouro do século XVIII com sotaque espanhol.

O homem, que se mantém anónimo (sabe-se apenas que é de Storford, no Essex), recebeu do avô várias moedas para brincar. Mas, como cresceu e foi pai, passou a divertida herança para o filho, que gostava de brincar aos piratas com o tesouro de brincar.

Só que um dia, movido pela curiosidade, levou as moedas de brincar até um perito… que o informou serem moedas raríssimas e com um valor incalculável.

A moeda de cinco guinéus da Rainha Ana é uma das 20 que foram cunhadas pela coroa espanhola. E como é que foi parar ao outro lado do canal da Mancha? Através do saque feito pelos ingleses quando falharam a tentativa de conquistar Cádiz, em 1702.

E esta é apenas uma das várias moedas do século XVIII que se encontram no tesouro de brincar que afinal é bem a sério… e cunhado com ouro e prata.

“O meu avô deu-me sacos e sacos com moedas para brincar porque eu queria ser um pirata e tinha de ter um tesouro. Com o tempo, foram ficando esquecidas em caixas e só as voltei a descobrir quando o meu avô morreu. Lembrei-me das aventuras que vivi quando era criança e dei-as ao meu filho para que também tivesse um tesouro de pirata”, contou o homem.

Isto, é claro, até descobrir que o ouro e a prata das moedas de brincar são bem reais… Agora o tesouro vai a leilão e, face à raridade de algumas das peças, os especialistas nem se atrevem a calcular quanto podem render.

Em destaque

Subir