Nas Notícias

Vendas retalho sobem em julho na zona euro e UE, Portugal cresce acima da média

O volume das vendas a retalho avançou em julho 2,2 por cento na zona euro e 2,6 por cento na União Europeia (UE) face ao mesmo mês de 2018, tendo em Portugal crescido acima da média (4,4 por cento), divulga o Eurostat.

Segundo o gabinete estatístico europeu, já face a junho as vendas a retalho recuaram 0,6 por cento em julho na zona euro e 0,5 por cento na UE.

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, as maiores subidas nas vendas homólogas no volume de vendas a retalho registaram-se na Roménia (7,5 por cento), em Malta (6,5 por cento), na Hungria e na Eslovénia (6,3 por cento cada), tendo sido registado apenas um recuo, de 0,8 por cento, na Eslováquia.

Face a junho, os principais recuos nas vendas a retalho observaram-se na Croácia (-3,3 por cento), na Alemanha (-2,2 por cento) e na Bélgica (-1,4 por cento).

Por seu lado, a Irlanda (1,9 por cento), a Eslovénia (1,2 por cento), a Bulgária e Malta (1,0 por cento cada) apresentaram os maiores avanços na variação em cadeia.

Portugal viu as suas vendas a retalho aumentarem 4,4 por cento em termos homólogos e manterem-se estáveis face a junho.

Em destaque

Subir