Economia

Vendas: Mercado automóvel continua com tendência de queda acelerada

standA tendência de queda acelerada na venda de automóveis ligeiros prossegue no primeiro trimestre do ano, pese embora o mês de Março ter sido um pouco mais positivo em comparação com os dois primeiros meses do ano de 2012. Cerca de 9.600 ligeiros foram comercializados menos 49,2 por cento que no mesmo mês do ano passado, ao que não está alheio a actual conjuntura económica desfavorável.

A recessão que assola o mercado automóvel não é novidade face à recessão económica que se vive. Numa análise comparativa efetuada pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP) do número de veículos ligeiros de passageiros vendidos entre o primeiro trimestre de 2011 e exatamente os mesmos meses deste ano revelam uma descida acentuada nas vendas.

Há precisamente um ano, já tinham sido comercializados 45.577 veículos ligeiros no primeiro trimestre, mas segundo dados da ACAP entre Janeiro e Março deste ano, só foram comercializados 23.511, menos 48,4% em comparação com 2011.

O abrandamento de vendas foi bem visível em março, mês no qual foram vendidos menos de dez mil carros, mas que supera, pelo menos, o número de veículos transacionados nos primeiros meses do ano: janeiro 6.959 veículos; em fevereiro menos 6.930.

Preocupante é, também, a venda de comerciais ligeiros. Ao todo, e até ao momento, apenas 1133 (quebra de 52,6 por cento) carros tinham sido vendidos no primeiro trimestre, o que não estará alheia a contração das empresas na aposta de novas frotas automóveis.

Em destaque

Subir