Economia

Vendas de automóveis voltam a cair em abril pelo terceiro mês consecutivo

As vendas de automóveis voltaram a cair em abril, pelo terceiro mês consecutivo, para 24.663 veículos, uma redução de 0,7 por cento face a igual período do ano passado, avançou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

“O mercado automóvel voltou a registar uma queda em abril, tal como aconteceu nos dois meses anteriores”, indica a ACAP, em comunicado.

Por sua vez, em termos acumulados, de janeiro a abril, foram colocados em circulação 94.286 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 3,7 por cento.

Por categorias e tipos de veículos, as vendas de ligeiros de passageiros registaram em abril uma queda de 1,6 por cento em termos homólogos, para 21.121 automóveis.

Nos quatro primeiros meses do ano, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 80.566 unidades, menos 4,8 por cento relativamente a período homólogo.

O mercado de ligeiros de mercadorias foi a única categoria a registar uma evolução favorável, com um crescimento de 6,9 por cento face ao mês homólogo, totalizando 3.154 unidades matriculadas.

Em termos acumulados, entre janeiro e abril, o mercado de ligeiros de mercadorias atingiu as 11.880 unidades, um acréscimo de 2,4 por cento comparando com o mesmo período homólogo do ano anterior.

Por sua vez, o mercado de veículos pesados, que inclui de passageiros e de mercadorias, caiu 5,8 por cento em relação ao mês homólogo, tendo sido comercializados 388 veículos.

Entre janeiro e abril, as matrículas de pesados totalizaram 1.840 unidades, um acréscimo de 10,1 por cento relativamente ao período homólogo.

Em destaque

Subir