Nas Notícias

Vendas da Huawei ultrapassam 90 mil milhões de euros em 2018 apesar de pressão dos EUA

A Huawei anunciou hoje que as vendas em 2018 ultrapassaram os 90 mil milhões de euros, apesar da ofensiva de Washington para boicotar a tecnologia de quinta geração (5G) da gigante chinesa das telecomunicações.

As vendas da Huawei Technologies registaram uma subida homóloga de 19,5 por cento, para 721,2 mil milhões de yuan (94,8 mil milhões de euros), impulsionadas por ganhos de dois dígitos nas unidades para consumidores e corporações.

No entanto, as vendas para operadoras de telecomunicações e Internet fixaram-se no mesmo valor do ano passado, em 294 mil milhões de yuans (55,4 mil milhões de euros), num aparente efeito da ofensiva norte-americana.

Os Estados Unidos acusaram a maior fabricante mundial de equipamentos de transmissão para firmas de telecomunicação e Internet de fornecerem informações aos serviços secretos chineses. Washington, que proibiu já a Huawei de participar na implantação da rede 5G em solo norte-americano, está também a pressionar os aliados a tomarem medidas semelhantes.

Austrália, Nova Zelândia e Japão aderiram já aos apelos de Washington e restringiram a participação da Huawei.

No início deste mês, Portugal foi alvo de uma advertência idêntica, devido a um acordo assinado entre a Altice e a Huawei, para o desenvolvimento de tecnologia 5G.

As redes sem fio 5G destinam-se a conectar carros autónomos, fábricas automatizadas, equipamento médico e centrais elétricas, pelo que vários governos passaram a olhar para as redes de telecomunicações como ativos estratégicos para a segurança nacional.

O lucro da Huawei subiu 25,1 por cento, em 2018, em relação ao ano anterior, para o equivalente a 7,8 mil milhões de euros.

A empresa indicou ainda ter investido, em 2018, 14,1 por cento das receitas com vendas em pesquisa e desenvolvimento, o equivalente a 101,5 mil milhões de yuan (13,3 mil milhões de euros).

Em conferência de imprensa, o presidente rotativo da Huawei, Guo Ping, afirmou que o grupo “está empenhado em construir as melhores conexões de rede 5G do mundo” e vai cumprir “estritamente todos os padrões relevantes para fabricar produtos seguros, confiáveis e de alta qualidade”.

“A cibersegurança e a proteção da privacidade dos usuários estão no topo da nossa agenda”, acrescentou.

Guo insistiu que as empresas que optarem por trabalhar com a Huawei vão ser “as mais competitivas na era do 5G” e os países que o fizerem vão ganhar vantagem “na próxima onda de crescimento da economia digital”.

Em destaque

Subir