Mundo

Vendas a retalho sobem em janeiro na zona euro e UE, Portugal acima da média

As vendas do comércio de retalho aumentaram, em janeiro, 2,2 por cento na zona euro e 2,5 por cento na União Europeia (UE) em termos homólogos, com Portugal a crescer acima de ambas as médias (5,6 por cento), divulga o Eurostat.

Face a dezembro de 2008, o volume das vendas do comércio de retalho subiu 1,3 por cento nos países do euro e 1,1 por cento na UE, tendo também crescido mais do que as médias das dias zonas em Portugal (1,5 por cento).

De acordo com o gabinete estatístico europeu, na variação homóloga os maiores avanços nas vendas a retalho registaram-se na Eslovénia (11,0 por cento), na Irlanda (8,1 por cento) e na Roménia (6,7 por cento), tendo sido observados dois recuos: na Finlândia (-1,3 por cento) e na Dinamarca (-0,3 por cento).

Face ao mês anterior, em janeiro foi na Alemanha e Malta (3,3 por cento cada) bem como a Estónia e a Roménia (1,9 por cento cada) que o indicador mais avançou.

No sentido inverso, a Finlândia (-2,1 por cento), a Eslovénia (-1,0 por cento), a Dinamarca e a Áustria (-0,7 por cento cada) e ainda a Bélgica (-0,4 por cento) viram o volume das vendas a retalho recuar face a dezembro de 2018.

Em destaque

Subir