Economia

Vendas a retalho sobem em abril na UE e zona euro, Portugal com segunda maior queda mensal

As vendas a retalho aumentaram em abril na zona euro e na União Europeia (UE), face ao mês homólogo, e Portugal registou o segundo maior recuo na variação mensal, divulgou hoje o Eurostat.

Face ao mesmo mês de 2018, o volume das vendas do comércio a retalho aumentou na zona euro 1,5 por cento e na UE 2,9 por cento.

Na comparação com março, a evolução foi em sentido contrário, com as vendas a retalho a recuarem 0,4 por cento na zona euro e 0,3 por cento na UE.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, os maiores recuos mensais foram registados na Alemanha (-2,0 por cento), em Portugal (-1,0 por cento) e na Croácia (-0,9 por cento) e as principais subidas na Suécia (2,4 por cento), na Eslovénia (2,0 por cento) e em Malta (1,7 por cento).

Na variação homóloga, as subidas mais fortes do indicador foram observadas na Eslovénia (12,7 por cento), na Lituânia (10,2 por cento) e na Irlanda (10,1 por cento), tendo havido apenas duas quebras: na Alemanha (-0,9 por cento) e na Bulgária (-0,2 por cento).

Em Portugal, as vendas a retalho subiram 6,7 por cento entre abril de 2018 e igual mês de 2019.

Em destaque

Subir