Economia

Vendas a retalho em Portugal caem duas vezes mais do que na zona da moeda única

dinheiroA queda das vendas a retalho em Portugal atingiu os 2,1 por cento durante o mês de abril, valor que é o dobro do registado quer na zona euro (um por cento), quer na União Europeia (1,1 por cento), segundo os dados hoje revelados pelo Eurostat.

A queda do consumo é apenas um dos vários rostos da crise. Analisando a evolução das vendas a retalho durante o mês de abril, as vendas a retalho caíram 2,1 por cento em Portugal, um valor sensivelmente duas vezes superior ao registado quer na zona euro, onde baixou um por cento, quer na União Europeia (UE), que registou uma descida de 1,1 por cento.

Na variação homóloga, que compara o mês de abril deste ano com o de 2011, o gabinete oficial de estatísticas da UE registou uma queda de 2,5 por cento na zona euro, tendo sido menos acentuada nos 27, onde a média negativa se ficou pelos 1,9 por cento.

A Península Ibérica ficou bastante mal neste retrato, uma vez que Espanha lidera a lista, com uma descida 9,6 por cento ao ano nas vendas a retalho, sendo seguida bem de perto por Portugal, com 9,3 por cento. No terceiro lugar ficou a Bélgica, onde a descida foi de 4,5 por cento.

Em destaque

Subir