Economia

Vendas a retalho crescem em novembro na zona euro e UE e com Portugal acima da média

As vendas a retalho aumentaram, em novembro último, na zona euro e na União Europeia (UE), quer na comparação homóloga quer em cadeia, com Portugal a crescer acima da média, segundo divulga hoje o Eurostat.

O volume de vendas a retalho subiu, face a novembro de 2017, 1,1 por cento na zona euro e 2,1 por cento na UE.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, na comparação com outubro, o indicador avançou 0,6 por cento na zona euro e 0,7 por cento no conjunto dos 28 Estados-membros.

A Eslovénia (10,7 por cento), a Roménia (7,2 por cento) e a Lituânia (7,0 por cento) foram os países que registaram maior crescimento face a outubro de 2017, tendo sido observados recuos na Bélgica (-1,6 por cento), em Malta (-1,3 por cento) e na Áustria (-0,2 por cento).

Na comparação com outubro (em cadeia), as vendas a retalho tiveram as maiores subidas na Letónia (2,4 por cento), na Polónia e na Estónia (2,1 por cento cada), tendo havido dois recuos mensais no indicador; na Eslovénia (-1,6 por cento) e na Áustria (-0,5 por cento).

Em Portugal, o volume de vendas a retalho cresceu, em novembro, 4,4 por cento em termos homólogos e 1,6 por cento na variação em cadeia, em ambos os casos acima da média da zona euro e da UE.

Em destaque

Subir