Economia

Vendas a retalho com a segunda maior queda da moeda única em setembro: menos 5,8 por cento

vendas a retalhoAs vendas a retalho caíram por toda a zona euro no mês de setembro, mas a Península Ibérica foi a região mais afetada. Em Portugal, este comércio recuou 5,8 por cento, um registo negativo só superado pela Espanha, onde o tombo foi bem mais acentuado: 12,6 por cento.

As vendas a retalho estão em queda generalizada nos países europeus com a moeda única, mas a ‘jangada ibérica’ foi quem mais sofreu a turbulência. Em Portugal, no mês de setembro, o indicador caiu 5,8 por cento, quando comparado com igual período de 2011. Foi a segunda maior queda na zona euro (média negativa de 0,8 por cento), apenas superada pelos 12,6 por cento da descida na vizinha Espanha.

As comparações homólogas são o cenário mais negativo, pois a contração no comércio verificada ao longo deste ano permitiu que setembro tivesse sido um mês ‘menos mau’ quando comparado com agosto. Em Portugal, a queda para o mês anterior foi ‘só’ de quatro por cento, depois de agosto ter caído seis e em julho ter descido sete por cento. Ainda assim, o índice nacional ficou bem longe da média da zona euro (-0,2 por cento) mas foi melhor do que o espanhol, que caiu 7,3 por cento.

Em destaque

Subir