Economia

Venda de vinhos portugueses para a China quase duplica

vinhoA exportação de vinhos nacionais para o mercado chinês aumentou 91,7 por cento no ano passado. A China é já o quinto maior destino dos vinhos portugueses que são exportados para fora da Europa.

Os números das exportações de vinhos portugueses para fora do mercado europeu são animadores e apresentam a sua expressão máxima no crescimento assinalável que se verificou em 2011: mais 91,7 por cento do que em 2010.

Este aumento da exportação de vinhos nacionais enquadra-se num crescimento que se verifica para aquele mercado asiático (com produtos provenientes de todo o mundo). A China importa cada vez mais vinhos de diversos mercados, quer no que diz respeito ao engarrafado quer a granel.

A importação dos vinhos portugueses quase duplicou, sem que o Vinho do Porto e da Madeira entrem nessas estatísticas. As vendas para a China permitiram um encaixe dos produtores na ordem dos 8,23 milhões de euros.

Mas o valor total que os chineses investem na compra deste produto cresceu de forma significativa e ultrapassou, em 2011, os 950 milhões de euros.

Em destaque

Subir