Mundo

“Venda” da Ucrânia à UE, anuncia o primeiro-ministro, faz-se por 20 mil milhões

ucrania azarov 210ucrania azarov bigA Ucrânia, depois de romper o acordo de associação com a União Europeia, exige agora uma “ajuda financeira” de 20 mil milhões de euros. Para a oposição, o primeiro-ministro Azarov está a “vender o país” à Rússia e pisca o olho a um ‘comprador’ mais rico.

“A Ucrânia está à venda”, protesta a oposição, ao saber que o primeiro-ministro ucraniano exige 20 mil milhões de euros à União Europeia (UE) para retomar as negociações sobre o acordo de associação, rompido pela parte ucraniana. “Propomos solucionar o tema de uma ajuda financeira à Ucrânia”, revelou Mykola Azarov, após o Conselho de Ministros: “estabelecemos o valor aproximado de 20 mil milhões de euros”.

“Não falamos de uma ajuda não reembolsável do orçamento europeu, pois somos realistas”, reforçou o primeiro-ministro: “propomos que a União Europeia participe dos investimentos em projetos comuns mutuamente vantajosos, como a ampliação e a modernização dos corredores de transporte”.

Os “corredores de transporte” em causa são os gasodutos oriundos da Rússia que abastecem parte da UE e a própria Ucrânia. O fornecimento de gás tem sido uma arma utilizada pelo Governo russo para impedir a aproximação ucraniana à Europa e a chantagem resultou ao ponto da Ucrânia ter rompido as negociações para o acordo de associação, em novembro.

“O Governo também é a favor de uma assinatura rápida deste acordo” com a UE, salientou Azarov, “mas queremos instaurar condições e minimizar as perdas para a nossa economia”, que será bastante prejudicada pela Rússia se se confirmar a aproximação ao ocidente.

Para a oposição, a verdadeira intenção do Governo é “vender a Ucrânia à Rússia”, num ‘negócio’ que seria efetuado através da adesão ucraniana à União Alfandegária liderada pelos russos. “Quero desde já antecipar-me às especulações”, afirmou o Presidente Viktor Yanukovich, que prepara uma visita oficial a Moscovo: “não haverá nenhuma discussão sobre a União Alfandegária, nem o Governo prepara nenhum documento”.

A imprensa ucraniana relata que a Rússia terá oferecido vários milhares de milhões de dólares em ajuda financeira, como contrapartida para a adesão à União Alfandegária. Com o anúncio de hoje, o Governo pretende usar um eventual empréstimo da UE para obrigar os russos a aumentar a ‘oferta’.

Em destaque

Subir