Nas Notícias

Venceu a leucemia: Sofia, a voz dos Silence 4, pediu para morrer

sofia lisboa tratament Numa reportagem na TVI, Sofia Lisboa, a vocalista dos Silence 4 apresenta o livro ‘Nunca Desistas de Viver’, que narra a sua vitória perante a leucemia e dá o seu exemplo de vida para ajudar quem se encontra nesta tormenta. No ‘Você na TV’, Sofia recorda o dia em que pediu para morrer. “Pedi autorização ao meu marido e à minha irmã para me deixarem ir… E eles não deixaram”, lembra. Veja o vídeo.

Ao longo de três anos aterradores, a vocalista dos Silence 4 lutou contra uma leucemia que lhe colocou a vida em risco e transformou a sua aparência.

Por culpa dos tratamentos, perdeu a beleza (que entretanto recuperou), mas não perdeu a vida.

E é de vida de Sofia Lisboa fala, no novo livro que se prepara para lançar (‘Nunca Desistas de Viver’), onde conta a história da sua vida, que mudou no momento em que recebeu a notícia de que tinha leucemia.

Sofia descobriu a doença quando estava grávida. Grávida de um bebé que nunca deu à luz, perdido também por culpa da leucemia.

A vocalista dos Silence 4 viveu “no limite da dignidade humana” e recorda as experiências que viveu, durante este processo de tratamento. Lembra a família, que a via como “a mulher mais bonita do mundo”.

“É preciso ter a coragem de admitir que precisamos de ajuda. Mas eu tento não me lamentar para o resto da vida. Sou uma pessoa nova, diferente”, diz.

Os tratamentos a que teve de ser submetida foram duros. O espelho mostrou-lhe uma aparência totalmente diferente daquela que é a sua. Sofia Lisboa teve de lidar com essa mudança.

Confrontada com uma fotografia que mostra as mudanças físicas provocadas pelos tratamentos, a vocalista dos Silence 4 não se revê. “Aquilo é um monstro”, diz.

Sobre o presente, destaca a mensagem de aquela imagem que não esquece ser passageira.

Lembra que “quis morrer”. “Para nós, é a situação ideal. Pensei: ‘Eu estou a sofrer. A minha família está a sofrer. Então, vou morrer’”, recorda Sofia Lisboa.

“Pedi autorização ao meu marido e à minha irmã para me deixarem ir… E eles não deixaram”, lembra ainda.

Neste livro, Sofia quer transmitir essa palavra às pessoas que enfrentam a doença. ‘Nunca Desistas de Viver’ reflete a vontade de ajudar as pessoas que passam pelo mesmo, que lutam contra a doença, que procuram a cura, que pedem para morrer.

“Para mim é impagável falar com pessoas que não pedem a mão a um familiar mas que vêm secretamente falar comigo sobre o que eu tão bem conheço. Não posso ser dadora de órgãos, mas posso passar a minha experiência e transmitir esperança”, diz.

O apresentador Manuel Luís Goucha pediu a Sofia para definir a palavra “vida”.

“É o amor dos outros, porque a determinada altura a nossa vida deixa de ter valor”, responde.

Veja a reportagem da vocalista dos Silence 4 e a entrevista que concedeu ao ‘Você na TV’.

Em destaque

Subir