Motores

Vencer novamente em Daytona seria “a cereja no topo do bolo” para João Barbosa

João Barbosa já venceu por três vezes as 24 Horas de Daytona, pelo que repetir o êxito do ano passado na corrida deste fim de semana seria “a cereja no topo do bolo” para o piloto português.

Dividindo mais uma vez o Cadillac DPi # 5 da Mustang Sampling com o seu compatriota Filipe Albuquerque, e também com Christian Fittipaldi e Mike Conway, Barbosa diz que “ganhar uma quarta vez” a clássica da resistência norte-americana “seria muito especial”.

Ainda assim o piloto do Porto afirma que o seu “foco está na corrida”, e frisa: “Não estou a pensar numa quarta vitória; apenas penso em ganhar a corrida”. E se isso acontecesse João Barbosa entraria para um clube restrito de pilotos que ganharam a prova por quatro ocasiões, um grupo onde figuram Peter Gregg, Bob Wollek, Pedro Rodriguez e Rolf Stommelen, sendo que dois outros já venceram as ‘Rolex 24’ por cinco vezes; Hurley Haywood e Scott Pruett.

“Conseguir uma quarta vitória seria a cereja no topo do bolo. Estaria entre um grupo muito especial de pilotos que conseguiram isso. Seria um privilégio juntar-me a eles”, afirma o piloto português, que se impôs pela primeira vez em Daytona em 2010, já pela Action Express Racing. Depois impôs-se em 2014 com um Corvette DP, já com o # 5 e com Christian Fittipaldi como companheiro de equipa. No ano passado, com o Cadillac DPi voltou a ganhar na companhia do brasileiro e também de Filipe Albuquerque.

Além destes três triunfos absolutos, Barbosa venceu a ctlasse em 2003, trioulando então um Mosler da Perspective Motorsports. Um triunfo que o piloto não menospreza: “É importante vencer a nossa classe em Daytona – não é fácil de conseguir. Mas as vitórias absolutas têm um significado especial, sobretudo nas 24 Horas de Daytona”.
“Estamos o mais prontos possível. A equipa fez um grande trabalho durante o inverno e pessoalmente estou ansioso por voltar a corrida depois de um final de ano difícil na época passada”, acrescenta o piloto portuense em vésperas da grande prova de resistência norte-americana, que celebra este fim de semana o seu 57º aniversário.

Em destaque

Subir