Apresentações/Novidades

Vem aí o novo SEAT Ibiza

A SEAT já revelou a gama da nova geração do Ibiza que vai comercializar no nosso país a partir do próximo mês de junho, com preços a partir dos 15355 euros, obviamente com a motorização mais básica – 1.0 MPi com 75 cv de potência.

Uma estética mais compacta, que aproxima o pequeno utilitário de Martorell do visual do ‘irmão mais velho’ Leon, e que para já surge em três versões e com dois motores diferentes, sendo que não terá carroçarias de três portas.

Muitos se questionarão porque razão, tendo linhas mais compactas, o novo Ibiza não tem uma variante de três portas, mas a verdade é que se trata de uma opção da SEAT, que também já avisou que não haverá a carrinha existente na geração anterior. E aí justifica com o lançamento de um SUV mais pequeno, que terá a mesma plataforma e se chamará Arona.

De resto a assinatura estética é muito semelhante ao que já vimos no mais recente Leon. Uma linha de cintura alta, uma terceira janela de reduzidas dimensões e uma secção traseira completamente nova onde se destacam os farolins encrustados nas esquinas traseiras do modelo.

Os pára-choques foram redesenhados para todo este conjunto, que é curiosamente mais curto e mais baixo do que o seu antecessor, embora as aparências enganem. Isto porque o novo Ibiza até é mais espaçoso que o anterior. É mais largo (87 milímetros) e possui uma bagageira maior (mais 63 litros) passando para um volume de 355 litros,

Na base da oferta estará a versão 1.0 MPi (75cv) Reference, a 15.355 euros, enquanto que no topo estará o 1.0 TSi FR (115 cv) 19.783 euros, já que as versões diesel só chegarão numa segunda fase, equipadas com um motor 1.6 TDi com três níveis de potência; 80 cv, 95 cv e 115 cv. O mesmo acontece com o 1.5 TSi a gasolina de 150 cv com sistema de desativação de cilindros.

Em destaque

Subir