Nas Notícias

Velejador resgatado por militares ao largo da Nazaré e evacuado para o Hospital de Santa Maria

barra porto penicheUm velejador solitário foi resgatado do veleiro em dificuldades por militares e evacuado para o Hospital de Santa Maria, apresentando um quadro clínico estável. A embarcação foi entretanto rebocada para o porto de Peniche, operação que durou cerca de sete horas.

Um velejador solitário acionou um alerta de dificuldades na manobra da embarcação, a cerca de 50 milhas a Oeste da Nazaré, e acabou por ser resgatado por militares. Após a operação, realizada por um helicóptero da Força Aérea e um navio da Marinha, o tripulante foi evacuado para o Hospital de Santa Maria, “em situação estável”.

De acordo com um comunicado emitido pela Marinha, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa recebeu o alerta do veleiro em dificuldades às 6h19 de ontem, “quando navegava a 50 milhas a Oeste da Nazaré, tendo empenhado o navio ‘Nova Zeelandia’ , a navegar próximo do veleiro, e um EH 101 da Força Aérea Portuguesa, que resgatou o tripulante às 11h10”.

“Esta operação decorreu com sucesso porque, apesar das dificuldades existentes no sistema de comunicações do veleiro, o tripulante acionou a rádio baliza de emergência, equipamento indicador de posição geográfica numa situação de emergência, que foi recebido no MRCC Lisboa e a partir daí acionados os meios necessários de apoio ao salvamento”, salientou a Marinha, na mesma nota.

Resgatado o único tripulante, o ‘Sea Brigand’ ficou à deriva, com a Marinha a ordenar o resgate da embarcação “por se considerar que representava perigo para a navegação”. A operação foi realizada pelo salva-vidas ‘Vigilante’, da Capitania do Porto de Peniche, e foram precisas cerca de sete horas para trazer o veleiro até ao porto.

Em destaque

Subir