Nas Notícias

Veja as câmaras de gás de Sobibor, o campo nazi da única fuga

sobibor Só por uma vez os prisioneiros conseguiram fugir de um campo de concentração nazi: ocorreu em Sobibor, em 1943. O campo foi fechado logo de seguida e nunca foi comprovada a existência das câmaras de gás. Agora, os arqueólogos descobriram o terrível segredo.

A 14 de outubro de 1943, cerca de metade dos 600 prisioneiros do campo de concentração de Sobibor, na atual Polónia, conseguiram fugir aos nazis, depois do assassínio de 11 guardas. Foi a única fuga registada nos campos da morte nazis e só cerca de 50 conseguiram evitar a detenção nos dias seguintes.

Os sobreviventes relataram o horror do campo, incluindo as infames câmaras de gás. Só que, logo após a fuga, o regime nazi mandou desmantelar o campo e no local ‘nasceu’ uma floresta, ocultando para sempre o horror.

Os sobreviventes nunca desistiram de relatar a existência das câmaras de gás, mas no local não restava qualquer prova da sua existência. Até agora: as escavações iniciadas há oito anos deram, finalmente, o resultado mais ansiado.

“Ficamos surpreendidos com o tamanho do edifício e as condições de preservação das paredes da câmara”, admitiu Yoram Haimi, o arqueólogo israelita que participou nas escavações.

Wojciech Mazureck, o outro arquéologo que liderou os trabalhos, acrescentou que “encontrar as câmaras de gás e analisar a sua capacidade irá permitir estimar com maior precisão o número de pessoas assassinadas em Sobibor”.

Até agora, as estimativas apontam para entre 167 mil e 250 mil mortos, só entre 1942 e 1943.

https://www.youtube.com/watch?v=87s2PO2FokA

Em destaque

Subir