Insólito

Veja uma montanha construída… no topo de um prédio (vídeo e fotogaleria)

Veja uma montanha construída… no topo de um prédio (vídeo e fotogaleria)

montanha predio5https://www.youtube.com/watch?v=dxSiWnNrbG8 A excentricidade de um chinês levou-o a construir uma montanha no topo de um prédio, em Pequim. Mas a montanha pode parir um rato, porque as autoridades da China querem que este professor, Zhang Lin, prove que a obra no edifício é legal, segundo conta o jornal local South China Morning Post.

montanha predio1Construir uma montanha é, por si só, um ato aparentemente louco. Mas um chinês foi muito além da loucura e decidiu fazê-lo no topo de um prédio de 26 andares, localizado em Pequim (China).

Segundo conta o jornal South China Morning Post, Zhang Lin, um milionário que sonhava ter uma montanha só para si, decidiu erguê-la no telhado do arranha-céus onde reside.

montanha predio2Porém, o sonho de Lin pode desmoronar-se, caso não consiga provar que a obra é legal. As autoridades chinesas concederam-lhe um prazo de 15 dias para fazer prova de que tem legitimidade para construir montanhas no topo de um prédio.

O edifício não estará em risco, porque esta montanha é, afinal, um monte aparente, já que é construída com material sintético, pouco pesado, com relva e árvores reais, que não provocam danos na estrutura do prédio. De outro modo, antes de cumprir o sonho, Zhang Lin ficaria certamente pobre com as indemnizações a pagar, decorrentes de um provável colapso do edifício.

montanha predioIndependentemente do material de que é feita, é de uma montanha que se trata e não deixa de causar estranheza ver um prédio que em vez de telhado, tem monte. Uma raridade arquitetónica que demorou seis anos a subir aos céus, com o chinês rico a conseguir levar a melhor perante os vizinhos, alguns dos quais insatisfeitos.

Zhang Lin nunca ouviu as palavras de desagrado e colocou o seu sonho acima de qualquer interesse. Mas acima de uma montanha existe lei. Lei que terá de ser cumprida.

montanha predio3A montanha de Lin pode cair, até porque se transformou num símbolo da corrupção da China, onde o poder do dinheiro está acima de qualquer interesse público e tudo compra. Este monte – ou “jardim ornamental”, como lhe chama o chinês proprietário – pode bem representar a prova de que a China está preocupada em combater a corrupção. Ou não.

Em destaque

Subir