Nas Notícias

Vídeo: Aterragem de avião ‘de barriga’ em Brasília numa manobra notável

aviao brasilia avianca 400 Veja uma aterragem notável de um avião da Avianca em Brasília, no aeroporto Juscelino Kubitschek, nesta sexta-feira. O aparelho, que transportava 44 passageiros, ficou sem o trem de aterragem dianteiro e o piloto teve de usar a fuselagem para evitar um acidente. O avião pertence a German Efromovich, que já tentou comprar a TAP. Não há feridos. Veja o vídeo da aterragem em Brasília.

Uma manobra notável de um piloto em Brasília, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, evitou o que poderia ser uma tragédia. Sem trem de aterragem dianteiro, devido a uma falha mecânica, o piloto teve de recorrer a procedimentos de emergência para conseguir pousar o avião, fazendo-o de ‘barriga’.

O avião da companhia colombiana Avianca provinha de Petrolina (Pernambuco) e preparava-se para aterrar em Brasília, até que o piloto percebe que o trem de aterragem dianteiro não se abriu.

Fez um aviso à torre, informando que iria proceder à manobra registada em vídeo, que consiste em usar a fuselagem como forma de suster o aparelho da companhia que pertence a German Efromovich (empresário que tentou comprar a TAP).

O avião fez-se à pista do Aeroporto Juscelino Kubitschek como se tivesse o trem da frente, usou as rodas de trás para tocar no solo, como acontece em condições normais. Só que em vez das rodas da frente é a própria fuselagem do avião que completa a aterragem.

Trata-se de uma manobra muito comum na aviação, que acarreta grande risco e exige ao piloto enorme perícia, além de procedimentos como soltar combustível – para diminuir riscos de explosão e incêndio em caso de acidente.

Depois desta aterragem brilhante, prosseguiram as manobras habituais, com os bombeiros a cercarem o avião com espuma, colocada na pista, também para evitar incêndio.

Seguiam a bordo do Fokker da Avianca 44 passageiros e cinco tripulantes. De acordo com informação oficial, prestada pela companhia aérea da Colômbia, em comunicado, não há qualquer ferido e todos os passageiros se encontram bem, depois de refeitos de um grande susto.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cneau50LTuE

Em destaque

Subir