PT Animal

Veja o tubarão que pode viver 400 anos, um recorde entre vertebrados

Há um novo recorde no mundo animal. O tubarão da Groenlândia superou a baleia-da-Gronelândia e tornou-se no vertebrado com a maior expetativa de vida: pode viver mais de 400 anos.

Com esta longevidade, o tubarão da Gronelândia (cujo nome deriva do local onde pela primeira vez foi avistado) partilha o lugar cimeiro entre os animais com a ártica islândica, um molusco que também vive por 400 anos.

De acordo com um estudo ontem publicado na revista Science, o ‘Somniosus microcephalus (tubarão da Gronelândia) retira o recorde de longevidade nos vertebrados à baleia-da-Gronelândia, que vive ‘apenas’ uns 210 anos.

Como toda a medalha tem o seu reverso, convém salientar que a ‘infância’ dura século e meio: as fêmeas só podem reproduzir a partir dos 156 anos de idade.

A longevidade deste tubarão, que atinge os cinco metros de comprimento, “é surpreendente”, como admitiu o fisiologista dinamarquês Michael Oellermann.

O facto dos dois recordistas (o atual e o anterior) partilharem a designação ‘da Gronelândia’ não será uma curiosidade: os cientistas acreditam que ambas as espécies beneficiam das baixas temperaturas da água para viverem mais tempo, uma vez que abrandam o crescimento e a atividade bioquímica.

Por outro lado, são águas também mais puras, evitando mortes por doença.

O estudo agora publicado veio comprovar uma teoria que já vinha desde os anos 30 do século passado, quando um biólogo afiançava que o tubarão da Groenlândia era capaz de viver quatro séculos.

Em destaque

Subir