TV

Veja, se conseguir, a tempestade de areia que ‘engole’ a Síria e o Líbano

Uma assombrosa tempestade de areia ‘atacou’ uma vasta região do Médio Oriente, provocando mesmo várias hospitalizações no Líbano. Na Síria, as nuvens de poeira e areia foram tão densas que obrigaram a uma trégua na guerra civil.

Uma enorme tempestade de areia tem assolado o Médio Oriente desde ontem, fazendo-se notar com especial intensidade no Líbano, onde ‘mandou’ centenas de pessoas para o hospital, e na Síria, onde ditou uma paz forçada na guerra civil.

Noutros países, como Israel, Jordânia e até no Chipre, a passagem das massas de ar cheias de poeira e areia, habituais numa região que convive com o deserto, obrigou as autoridades a interromperem o tráfego aéreo. Quando ao trânsito, a tempestade de areia multiplicou os acidentes. O que não é habitual, dizem os peritos, é a intensidade desta…

A situação mais grave tem-se registado no Líbano, onde já foram reportadas duas mortes. Mais de 750 pessoas continuam hospitalizadas, sobretudo devido a problemas respiratórios. A população tem procurado refúgio em casa, evitando sair à rua.

Na Síria, a tempestade de areia trouxe o que a região não conhece há anos: a paz. Afinal, as nuvens de areia e poeira são tão densas que as várias forças em combate (do regime de Assad, da oposição, da minoria curda e até do Estado Islâmico, para além de várias milícias e outros grupos armados) não tiverem alternativa para além de ‘aceitar’ a trégua imposta pela meteorologia.

Em destaque

Subir