Nas Notícias

Veja o ranking de Xangai e conheça as melhores universidades do mundo

universidade porto 1De acordo com o ranking de Xangai, há três universidades portuguesas entre as 500 melhores do mundo. A classificação é liderada pela Universidade de Harvard (EUA), numa lista dominada pelos Estados Unidos, com as britânicas Oxford e Cambridge como exceções à regra.

O ‘Academic Ranking of World Universities’ é uma classificação que lista as melhores universidades do mundo, sendo que em 2014 há três instituições portuguesas neste ranking de Xangai: As universidades de Lisboa, Porto e Coimbra.

A Universidade de Lisboa é a portuguesa melhor classificada no ranking, à frente, por esta ordem, de Porto e Coimbra. A classificação de instituições de ensino superior é dominada pelos Estados Unidos, com Oxford e Cambridge a intrometerem-se no top-10.

A edição de 2014 não tem muitas diferenças, em comparação com a listagem de 2013. Harvard é a melhor universidade do mundo, seguida por Stanford, Instituto Tecnológico de Massachusetts – MIT e Universidade da Califórnia.

O ranking de Xangai só faz referências às 500 melhores universidades, mas avalia 1200. Entre os critérios de avaliação e classificação estão o número de Prémios Nobel que ex-alunos ou investigadores conquistaram, outros prémios como as medalhas Fields, bem como o número de artigos publicados em revistas de referência na área da investigação, como a Nature ou a Science.

Veja o top-10, ou consulte a listagem completa.

1.ª Universidade Harvard (EUA)
2.ª Universidade Stanford (EUA)
3.ª Instituto Tecnológico de Massachusetts – MIT (EUA)
4.ª Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA)
5.ª Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha)
6.ª Universidade de Princeton (EUA)
7.ª Instituto Tecnológico da Califórnia – Caltech (EUA)
8.ª Universidade Columbia (EUA)
9.ª Universidade de Chicago (EUA)
10.ª Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

Em destaque

Subir