Nas Notícias

Veja o primeiro tornado que atingiu um aeroporto no Brasil

tornado em brasilia Nunca, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia brasileiro, um tornado havia atingido o Aeroporto de Brasília: até esta quarta-feira. Os ventos obrigaram a desviar 11 voos e o aeroporto esteve encerrado durante cerca de uma hora.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Brasil registou nesta quarta-feira o segundo tornado a ocorrer no país, que foi também o primeiro a atingir um aeroporto.

O fenómeno ocorreu em Brasília e beneficiou da grande amplitude climática na região, no entender do meteorologista Manuel Rangel: “faz sol, depois o tempo fica nebuloso, chove e depois faz sol de novo. É esse tempo variável, com áreas de calor e outras mais frias, que provoca o aumento na diferença da pressão atmosférica, fazendo o vento circular e facilitando a formação do tornado”.

Mas nunca na história do Inmet foram registados ventos com uma velocidade superior a 65 quilómetros por hora sobre um aeroporto. Em todo o Brasil, só um tornado fora registado até anteontem: no estado de Santa Catarina, no ano de 2009, com ventos de 120 a 180 km/h a provocarem danos em 64 municípios.

Com o tornado de quarta-feira, o Aeroporto de Brasília foi encerrado durante cerca de uma hora, com 11 voos a serem desviados para Goiânia e Belo Horizonte.

Os ventos atingiram uma velocidade superior a 95 km/h, provocando danos no aeroporto e nas escolas da zona sul.

Em destaque

Subir