Nas Notícias

Veja o cimento que absorve 4000 litros de água no minuto inicial

Desenvolvido para zonas urbanas onde as cheias são frequentes, este novo tipo de cimento é capaz de ‘beber’ 4000 litros de água no minuto inicial. Um registo notável que desce, nos minutos seguintes, para uma média de 600 litros a cada 60 segundos.

Uma empresa britânica desenvolveu um cimento tão poroso que é capaz de absorver 4000 litros de água em menos de um minuto.

O vídeo de demonstração das capacidades do Topmix Permeable (assim se chama o tal cimento) é bem elucidativo dessa ‘sede’ deste produto concebido a pensar nas superfícies urbanas de zonas onde regularmente ocorrem tempestades.

Assim que chega à superfície, a água escoa pela porosidade do cimento, que assim se torna numa solução válida para pavimento de vias rodoviárias de grande fluxo, onde os lençóis de água são uma ‘fonte’ de acidentes.

Mas não se pense que é um cimento insaciável: embora consiga ‘engolir’ mais de 4000 litros de água nos primeiros 60 segundos, a média desce de seguida para os 600 litros por minuto.

A eficácia também depende da infraestrutura que tiver por baixo, dado que a água escoada vai procurar a ‘liberdade’. Este cimento deve ser aplicado em cima de uma rede de escoamento, que tanto pode servir para fins agrícolas (irrigação) como para abastecer uma rede de abastecimento para uso dos bombeiros.

A grande desvantagem é a temperatura. Se a água congelar durante o escoamento, ‘rebenta’ com o cimento, que não está preparado para essa eventualidade.

Em destaque

Subir