Insólito

Veja o cartoon do Mundial que deixou os colombianos revoltados

caricatura-colombia1O cartoon do artista Pad’R é inspirado na linha branca que os árbitros do Mundial estão a desenhar no relvado, para delimitar as barreiras. Três jogadores surgem a “respirar confiança”, segundo o autor, que associa a Colômbia ao consumo de drogas.

O que pretendia ser uma simples caricatura do Mundial’2014 transformou-se num incidente diplomático. O artista belga Pad’R desenhou três jogadores a inalar a linha que os árbitros fazem, para impedir o avanço das barreiras, na marcação dos livres.

Essa linha branca foi transformada em cocaína, no cartoon, com o autor a colocar a legenda: “A Colômbia respira confiança”.

Mas os colombianos não gostaram de ser associados ao consumo de drogas, pelo que foi apresentado um protesto, até porque o cartoon foi publicado pela Rádio Televisão Belga Francófona.

Pad’R, entretanto, já emitiu um pedido de desculpa e retirou a sua polémica criação da página pessoal do Facebook. O embaixador colombiano na Bélgica, Rodrigo Rivera, usou o Twitter para lamentar o facto de a televisão belga ter mostrado o cartoon. Veja a criação de Pad’R:

caricatura-colombia

Em destaque

Subir