Nas Notícias

Veja o carro do Google que não precisa de condutor

carro da google O Google criou um carro para dois passageiros e nenhum condutor. Nem sequer tem pedais ou volante. O veículo é autónomo e, para chegar ao destino, só precisa que os passageiros selecionem onde querem ir.

O Google desenvolveu um carro completamente autónomo: basta que os passageiros – há lugar para duas pessoas – indiquem, numa pequena tela, qual é o destino.

É a primeira vez que o gigante da informática desenvolve um veículo próprio, ao invés de adaptar a tecnologia a um modelo existente.

O protótipo foi apresentado ontem por Sergey Brin, cofundador da empresa, durante uma conferência realizada na Califórnia, nos EUA.

O carro não tem volante, nem pedais, nem alavancas, apenas dois bancos e os respetivos cintos de segurança. Há um só botão, para ligar e desligar, e uma tela ‘touch’ para indicar o destino.

O veículo está dotado de sensores que, integrados em softwares de geolocalização, realizam a ‘condução’ com total autonomia e sem qualquer intervenção humana.

Mesmo que tenha de circular em áreas urbanas, não existe qualquer ‘ponto cego’, referiu o diretor do projeto, Chris Urmson. Ainda assim, os primeiros modelos serão comercializados com alguns controlos manuais.

O carro poderá atingir uma velocidade máxima de 25 quilómetros por hora.

Em destaque

Subir