Nas Notícias

Veja o capacete que deteta um derrame cerebral

capacete para avc Um “capacete microondas”, como é carinhosamente designado, pode detetar a existência de um derrame ou um coágulo no cérebro. Ao acelerar o diagnóstico, o equipamento poderá ser fundamental no campo da saúde neurológica.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tecnologia Chalmers e do Hospital Universitário Sahlgrenska, na Suécia, desenvolveu um capacete capaz de identificar a existência de um derrame ou de um coágulo no cérebro.

Carinhosamente batizado pelos autores de “capacete microondas”, o equipamento usa precisamente esta técnica (microondas) para sondar se um paciente sofreu uma hemorragia ou apresenta algum coágulo, acelerando o diagnóstico.

“A possibilidade de descartar a hemorragia já na ambulância é um grande avanço que trará muitos benefícios no tratamento de derrame agudo”, salientou o investigador Mikael Persson, ao explicar as vantagens do aparelho à BBC.

Nos testes realizados até ao momento estiveram envolvidos 45 pacientes. O equipamento aproveita a estrutura radial (como se fosse o capacete de um ciclista) para mapear o cérebro através das microondas.

A expetativa dos cientistas é que o “capacete microondas” seja um substituto (mesmo que temporário) da tomografia computadorizada, que não está disponível em todos os hospitais e demora mais tempo a apresentar os resultados.

Se o aparelho for bem sucedido poderá ser disponilizado como um equipamento portátil (em ambulâncias ou almofadas em lares de idosos, por exemplo), servindo de diagnóstico preliminar que depois seja confirmado através de uma tomografia.

Em destaque

Subir