Mundo

Veja o alegado exorcismo do Papa Francisco que a Santa Sé nega

papa exorcismoA polémica chegou ao Vaticano, suscitada com um vídeo, onde o Papa Francisco aparenta exorcizar um rapaz com deficiência, na Praça de São Pedro. Da Santa Sé surge um desmentido categórico, garantindo que o Papa estava a rezar.

O vídeo, que pode incomodar pessoas mais sensíveis, mostra o Papa a dirigir-se a um grupo de pessoas com deficiência, na Praça de São Pedro, logo a seguir à missa de Pentecostes, que ocorreu no passado domingo.

Num dos rapazes, Papa Francisco coloca as mãos na testa, suscitando uma reação estranha, que se assemelha a quem reage a atos de exorcismo. O vídeo foi parar à Internet e depressa surgiram acusações da prática de exorcismo por parte do Papa no Vaticano.

No entanto, o responsável pelo gabinete de Imprensa da Santa Sé, Federico Lombardi, garante que Francisco estava apenas a abençoar as pessoas que se encontravam no local.

Na verdade, aquele jovem recebe um tratamento diferente de todos os outros. Acresce que o Papa recebe indicações de um homem, no momento em que se aproxima do jovem com deficiência, que teve um tratamento diferente, em comparação com todos os outros, como se pode ver nas imagens.

No entanto, o Federico Lombardi garantiu aos jornalistas que o Papa “não fez qualquer exorcismo” e que apenas procedeu à bênção de um jovem numa cadeira de rodas, na Praça de São Pedro. “O Papa Francisco limitou-se a rezar por uma pessoa que está em sofrimento. E é costume fazê-lo, pelos doentes que sofrem”, sustentou o padre Lombardi.

Na história da Igreja, realce-se, era muito comum, no passado, a prática do exorcismo. No entanto, não há registos atuais de que esta prática seja levada a cabo no Vaticano. E o Vaticano desmente que o Papa Francisco tenha exorcizado demónios do corpo do jovem. Veja as imagens:

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir