PT Animal

Veja o nascimento de um elefante asiático, uma espécie rara e ameaçada

As câmeras de vigilância do Chester Zoo, em Inglaterra, registaram o nascimento de uma bebé elefante, filha de Sundara, uma fêmea de 12 anos.

A cria está bem e poderá ser vista pelos visitantes, se tudo continuar como o previsto, a partir do próximo sábado.

Esta bebé elefante é a 19.ª a nascer no Chester Zoo, um zoológico com 85 anos de história e que passou a ser a casa, agora, de sete elefantes.

A cria, que ainda não tem nome, é o quinto elemento da família Hi Ways.

Os elefantes asiáticos são uma espécie rara e ameaçada de extinção, o que tornou este nascimento ainda mais importante: existem entre 35 e 40 mil em todo o mundo, juntando os que estão livres aos que vivem em programas de reprodução em cativeiro.

De acordo com o The Guardian, nascem apenas um ou dois elefantes (de qualquer espécie) por ano nos zoológicos britânicos.

Sundara deu à luz após uma gestação de 22 meses. Foi a segunda gravidez desta mãe.

Para não perturbar o momento, os técnicos tinham instalado um sistema de videovigilância, tendo acompanhado o parto pelos monitores.

“A chegada de uma bebé é um grande momento para a família dos elefantes e que reforça os laços de todo o grupo. Assim que a Sundara começou a dar sinais do trabalho de parto, foi possível ver que o resto da família sabia que algo especial estava para acontecer”, explicou Richard Fraser, um dos tratadores de elefantes do Chester Zoo.

Em destaque

Subir