Nas Notícias

Veja imagens inéditas do Costa Concordia, num vídeo perturbador

costa concordia interior 400 Mergulhadores da polícia italiana entraram no Costa Concordia, que naufragou perto da ilha italiana de Giglio, em janeiro de 2012, e desvendaram, nesta sexta-feira, imagens surpreendentes. Veja o vídeo.

A polícia italiana acaba de divulgar um vídeo impressionante, que conta histórias no silêncio das profundezas do mar.

As imagens agora divulgadas pelo jornal italiano La Repubblica mostram uma realidade nunca vista do interior do Costa Concordia, navio que naufragou em janeiro de 2012, provocando a morte a 32 dos mais de 4000 passageiros que seguiam a bordo.

Esta gravação é da autoria de mergulhadores da polícia de Génova, cidade italiana que vai receber a embarcação, onde será desmantelada.

É um mundo submerso, num vídeo de mais de oito minutos, com grande nitidez, onde alguns detalhes de decoração permanecem inalterados.

Recorde-se que o acidente ocorreu no dia 13 de janeiro e o Costa Concordia transportava mais de 4000 pessoas, quando embateu numa rocha, junto à ilha de Giglio, que rasgou o casco do navio. Em barcos e a nado, quase todos os passageiros e elementos da tripulação conseguiram escapar.

Um diálogo entre o comandante do navio e a capitania italiana prova que o Francesco Schettino abandonou o barco antes da retirada de todos os passageiros.

Schettino não acatou a ordem da capitania: “Comandante, é uma ordem. Volte e coordene o resgate, porque há mortos”. Ao invés, apanhou um táxi e foi para um hotel.

O comandante Francesco Schettino foi acusado de uma manobra arriscada, que provocou o acidente. O responsável pela empresa proprietária do cruzeiro, Pier Luigi Foschi, revela que “o comandante cometeu erros de julgamento”, com “graves consequências”.

Os familiares das vítimas do naufrágio do Costa Concordia recordam as vítimas, todos os anos, em cerimónias junto ao local da tragédia. E com estas imagens inéditas revivem um momento de dor.

O vídeo que acaba de ser lançado revelou um mundo surpreendente, quase fantasmagórico, parado no tempo, um cruzeiro de luxo de 290 metros de comprimento que bateu no fundo. Veja o vídeo.

Um registo tornado público, relativo a uma conversa entre um oficial da capitania e o comandante Francesco Schettino, prova que este abandonou o Costa Concordia antes do resgate dos passageiros, logo após o embate nas rochas.

“Que quer fazer, capitão. Ir para casa?”, pergunta o oficial da capitania. “Abandonámos o barco”, responde o comandante, suscitando a revolta por parte do oficial, que dá ordens no sentido de um regresso ao navio, para coordenar as operações de resgate.

Nessas conversas telefónicas, é a capitania que informa o capitão do Costa Concordia de que “já existem cadáveres”. A surpresa e desconhecimento do capitão geram ainda mais revolta.

“É o senhor que tem de me dizer quantos cadáveres há. O que quer fazer? Ir para sua casa? Volte imediatamente para o navio e informe-nos do que é necessário fazer. Diga-nos quantas pessoas restam e do que necessitam”, refere o oficial da guarda costeira.

Em destaque

Subir