TV

Veja Fidel Castro em público, nove meses depois da última aparição

Fidel Castro está bem vivo. Se dúvidas restassem, o ex-líder cubano tratou de as dissipar reaparecendo em público, nove meses depois de ser visto pela última vez. O antigo Presidente, de quase 90 anos, foi a uma escola homenagear a mulher… que casou com o irmão Raul.

O último ‘banho de multidão’ tem mais de dois de anos: a última aparição em público foi a 9 janeiro de 2014, quando Fidel Castro esteve presente na inauguração do estúdio de um artista plástico.

Há nove meses que não se via o homem que liderou Cuba durante décadas, apesar de alguns artigos ‘mostrarem’ que estava vivo, como o de 28 de março, quando se dirigiu a Barack Obama dizendo que “Cuba não precisa de presentes do império”.

Ontem, Fidel Castro visitou o complexo educacional Vilma Espín, em Havana, que tem o nome de uma das heroínas da revolução cubana… e antiga cunhada de Fidel.

Se fosse viva, a mulher de Raul Castro, uma das fundadoras da Federação de Mulheres Cubanas (FMC), faria ontem 86 anos. A efeméride levou Fidel Castro a deslocar-se à escola, conversando com os alunos (e professores) sobre a importância histórica de Vilma Espín, sem descurar outros temas, como a educação e a saúde.

Presidente entre 1976 e 2008, Fidel Castro, que a 13 de agosto vai celebrar o 90.º aniversário, afastou-se do palco mediático em 2006, devido a problemas de saúde, tendo ‘passado o testemunho’ ao irmão, Raul.

Em destaque

Subir