Ciência

Veja em direto como se trabalha na Estação Espacial Internacional

Ao longo de quase sete horas, uma equipa de astronautas da NASA vai instalar uma doca na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional). E nós, aqui na Terra, podemos assistir aos trabalhos em direto.

A nova doca (IDA) é necessária para a acoplagem dos futuros foguetões da Boeing (a partir de 2017) e da SpaceX (2018), que vão terminar com a dependência dos vaivéns russos Soyuz, os únicos que atualmente conseguem servir de ‘táxi’ para os astronautas em missão na ISS.

A IDA é um largo aro de metal, com um diâmetro de 1,60 metros, e está a ser montada na porta Harmony por Jeff Williams e Kate Rubins, astronautas da agência espacial norte-americana.

“É um feito histórico e vai permitir que um dia uma missão tripulada possa largar de vários pontos ao longo da Terra”, salientou o gestor de operações na ISS da NASA, Kenny Todd.

Esta doca é a segunda a partir da Terra, mas a primeira a chegar à ISS: a primeira IDA desapareceu quando o SpaceX Falcon 9 se desintegrou no lançamento, em junho de 2015.

A nova doca é também a prova de uma mudança de paradigma na exploração espacial, uma vez que a ISS passa a estar acessível a agências privadas, como a citada SpaceX.

Em destaque

Subir