Nas Notícias

Veja como um espirro num avião pode infetar dezenas de passageiros

espirro no aviao Uma pessoa com gripe pode infetar todos os passageiros no interior de um avião. Os cientistas da Universidade de Purdue usaram numa nova tecnologia de simulação para mostrar como as partículas se espalham pelo ar e podem contagiar mesmo quem julga estar longe o suficiente.

O conselho é tão simples e, ainda assim, há quem não o siga: quando espirrar, ponha a mão ou um lenço à frente da boca, de forma a limitar o mais possível a propagação das partículas.

Com a ajuda de uma nova tecnologia de simulação, uma equipa de cientistas da Universidade de Purdue, nos EUA, mostrou o que pode acontecer no interior de um avião se um passageiro espirrar sem usar a mão como proteção.

A simulação, criada com a tecnologia ANSYS, mostra como a nuvem de partículas formada com o espirro ‘apanha boleia’ dos fluxos do ar condicionado e se vai espalhando pela cabine, levando com ela os agentes infecciosos de uma gripe.

No exemplo, os lugares de maior risco encontram-se nos lados de quem espirrou e não limitou a propagação da nuvem de partículas com a mão.

Ao contrário, os lugares mais afastados e recuados são os que apresentam um menor risco.

O trabalho foi desenvolvido pelo Centro de Excelência da FAA, a autoridade norte-americana que regula a aviação civil, e poderá servir de base para a futura configuração das cabines.

Em destaque

Subir