Ciência

Veja Caronte, a grande lua de Plutão, em registos inéditos da NASA

Há imagens novas de Caronte, a grande lua de Plutão. São fotos inéditas de uma paisagem de montanhas recheada de cor, para surpresa dos cientistas. Os registos foram recolhidos em julho, pela sonda New Horizons, da NASA, e acabam agora de chegar à Terra.

A NASA mostrou ontem as fotografias em alta resolução de Caronte, ou Charon, a grande lua de Plutão. Uma cortesia da New Horizons, a sonda que anda a explorar o mais pequeno planeta do sistema solar.

E essas imagens surpreenderam os cientistas, porque Caronte, a lua que é quase do tamanho do planeta-anão (e que, por esse motivo, ‘obriga’ as outras quatro luas a terem órbitas imprevisíveis), não é bem como se imaginava…

Os registos, que foram recolhidos em julho pela New Horizons (e que só recentemente chegaram à Terra), mostram que a grande lua, de rotação fixa com Plutão (têm sempre as mesmas faces viradas um para o outro, como acontece com a Terra e a Lua), não é apenas uma superfície com pó e crateras.

O cenário de Charon (ou Caronte) é montanhoso, até com alguns desfiladeiros, e engloba ainda várias regiões onde predomina a cor, sinal da existência de diversos materiais.

Os desfiladeiros chegam a estender-se num sistema que ultrapassa os 1600 quilómetros de comprimento, o que corresponde a quatro vezes a distância do Grand Canyon dos EUA, e duas vezes mais profundos.

“Pensávamos que a probabilidade de ver características tão interessantes neste satélite de um planeta na fronteira longínqua do nosso sistema solar era baixa, mas eu não poderia estar mais contente com o que vimos”, admitiu Ross Beyer, um dos investigadores da equipa de Geologia, Geofísica e Imagem (GGI) da New Horizons.

Os registos começaram a chegar à Terra a 21 de setembro, mas a quantidade de imagens e o tamanho (por serem em alta resolução) vai fazer com que a NASA continue a receber fotos de Caronte ao longo de um ano.

Em destaque

Subir