Nas Notícias

Veja as imagens de dois mergulhadores quase engolidos por baleias esfomeadas

baleias marhttps://www.youtube.com/watch?v= IyK2PFjCtgw A morte passou ao lado de dois mergulhadores, quase engolidos por baleias, num incidente registado em vídeo em Souza Rock, na Califórnia. Os mergulhadores avistaram as baleias e queriam fotografá-las, mas foram surpreendidos. “Os meus amigos filmaram as baleias no ‘modo devorar’”, brinca o mergulhador Shawn Stamback. Veja as imagens.

O incidente acabou com algumas gargalhadas e muita descompressão, mas a verdade é que a morte passou ao lado de dois mergulhadores, Shawn Stamback e Francis Antigua, que quase foram engolidos por duas baleias-pretas esfomeadas.

As baleias – da espécie Megaptera novaeangliae – subiram à tona para apanhar o jantar, junto a um cardume de peixes. E ergueram-se das águas de forma assustadora. Cerca de um metro ao lado, estavam os mergulhadores, que por sorte não foram colhidos.

O momento ficou registado em vídeo e acaba por representar um momento impressionante, que não terminou em tragédia por mero acaso.

“Nós conseguíamos observar as baleias à distância. Estavam a alimentar-se. Até que decidimos entrar na água. Numa altura em que estávamos a flutuar, para tentar tirar umas fotografias das baleias, os peixes ali ao lado começaram a reagir à presença delas”, relata Shawn Stamback, em declarações ao Daily Mail.

Estas baleias alimentam-se de peixes e, no local, junto aos dois mergulhadores, estava um imenso cardume, que também foi registado no vídeo feito pelos mergulhadores e pelos amigos que os acompanhavam numa embarcação. Quase sem querer, as baleias engoliam dois humanos.

“Estas baleias pesam cerca de 40 toneladas, quando atingem a idade adulta. Alimentam-se de peixes e devoram uma enorme quantidade, através destas emersões”, conta ainda o mergulhador.

Stamback acredita que não é por sorte que ainda respira. “Tenho a certeza de que elas sabiam da nossa presença e não nos engoliram de propósito. Foi um momento notável, um vídeo brilhante. Os meus amigos filmaram as baleias no ‘modo devorar’”, brinca.

Em destaque

Subir