Tecnologia

Veja se o seu Android está nesta lista de smartphones com falhas de segurança

android_inoperacional_falhaHá vários dispositivos Android – entre tablets e smartphones – com uma grava falha de segurança. Essa falha, agora descoberta por uma empresa americana, põe à mercê de hackers os dados pessoais dos utilizadores dos equipamentos afetados.

A falha foi descoberta por uma empresa norte-americana de segurança informática. Investigadores da empresa Check Point descobriram uma falha de segurança no Android que afeta cerca de 900 milhões de dispositivos equipados com o sistema operativo da Google.

“Tenho a certeza que vamos ver estas vulnerabilidades a ser usadas nos próximos três a quatro meses. É sempre uma corrida para ver quem encontra o bug em primeiro lugar, se os bons ou os maus”, disse Michael Shaulov, chefe de gestão de produtos de mobilidade da Check Point em declarações à BBC.

Esta é a lista de alguns dispositivos afetados por esta falha de segurança: BlackBerry Priv, Blackphone 1, Blackphone 2, Google Nexus 5X, Google Nexus 6, Google Nexus 6P, HTC One, HTC M9, HTC 10, LG G4, LG G5, LG V10, New Moto X da Motorola, OnePlus One, OnePlus 2, OnePlus 3, Samsung Galaxy S7, Samsung S7 Edge, Sony Xperia Z Ultra.

Como pode constatar, a lista é imensa e inclui alguns dos principais terminais no mercado, como o Galaxy S7. Esta falha foi encontrada num software de controlo de processadores da Qualcomm – uma das principais fabricantes de processador para smartphones – e que está presente nos equipamentos atrás mencionados.

A Qualcomm diz já ter programado as respetivas correções e enviado o update aos vários fabricantes de smartphones. No entanto, ainda não há a certeza de que a lista de smartphones afetados tenha já recebido a respetiva correção.

Em destaque

Subir