Nas Notícias

Veja a “reação brilhante” de Dani Alves a ato racista com uma banana

dani alvesDani Alves ia marcar um canto quando alguém, num ato racista, lhe atirou uma banana. O defesa brasileiro pegou no fruto, descascou-o e comeu um pedaço. “Tratou da ofensa racista com total desdém”, elogiou Gary Lineker. “Somos todos macacos”, acrescentou Neymar.

Os atos racistas não são novidade nos estádios de futebol, nem sequer numa das ligas mais mediáticas do mundo, a espanhola.

Desta feita, a vítima foi um defesa brasileiro que alinha pelo Barcelona, Dani Alves. Quando o lateral ia apontar um canto, num jogo realizado em Villarreal, alguém das bancadas atirou-lhe uma banana: um ato racista equivalente a chamar ‘macaco’ a uma pessoa de cor.

A reação de Dani Alves foi “brilhante”, como elogiou posteriormente Gary Lineker: o defesa pegou na banana, tirou a casca e comeu um bom pedaço. Ainda a acabar de mastigar, repôs a bola em jogo.

“Eu não sei quem me atirou a banana, mas eu gostaria de agradecer porque deu-me energia para efetuar dois cruzamentos que resultaram em golo”, comentou o próprio defesa do Barcelona.

“Tem de ser assim”, reforçou Dani Alves: “há 11 anos que convivo com a mesma coisa em Espanha. Temos que rir desses retardados”, complementou.

As reações de solidariedade não se fizeram esperar.

“Reação completamente brilhante de Alves. Tratou da ofensa racista com total desdém”, salientou Gary Lineker, o antigo avançado inglês que representou o Barcelona, através do Twitter.

O brasileiro Neymar, colega de equipa de Dani Alves, também comeu uma banana. Na companhia da filha, o avançado brasileiro divulgou uma foto, nas redes sociais, legendada com a frase “somos todos macacos”.

O episódio racista não impediu o Barcelona de derrotar o Villarreal por 2-3.

Em destaque

Subir