Nas Notícias

Veja a previsão do tempo para o carnaval

É carnaval, ninguém leva a mal… desde que se tenha uma proteção contra a chuva. Para esta terça-feira, a previsão do tempo realça a passagem de sucessivas de superfícies frontais pelo território continental, trazendo uma precipitação que vai causar constrangimentos aos desfiles e cortejos de carnaval.

De acordo com a informação especial emitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o território continental de Portugal vai ser influenciado por um anticiclone localizado a sudoeste na região da Madeira, que se estende em crista até à Península Ibérica e cujo enfraquecimento permite aproximação e passagem de sucessivas de superfícies frontais.

Para esta terça-feira de carnaval, o IPMA antecipa chuva em todo o território, em especial nas regiões norte e centro e a partir da tarde, onde poderá ser persistente e por vezes forte.

Nos pontos mais altos da Serra da Estrela, poderá cair neve.

Está ainda prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior norte e centro.

As temperaturas mínimas mais baixas, de acordo com a previsão assinada pelas meteorologistas Joana Sanches e Madalena Rodrigues, estão reservadas para Bragança, com dois graus, abaixo dos três da Guarda,

Nas máximas, destaque para os 19 graus previstos para Santarém e Sagres e para os 18 de Setúbal, Évora, Sines, Beja e Faro.

Lisboa deverá variar entre os 16 e os 13 graus, enquanto no Porto a temperatura deve oscilar entre a máxima de 16 e a mínima de 10.

Para as ilhas, o IPMA avisa que o arquipélago da Madeira também vai ser influenciado pelo anticiclone localizado a sudoeste do arquipélago.

A aproximação de um sistema frontal durante o dia de carnaval vai trazer períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, tornando-se moderada a forte a partir do final da tarde.

As temperaturas devem variar entre a máxima de 21 graus e a mínima de 14, ambas em Porto Santo.

Para os Açores, estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, assim como uma descida da temperatura do ar.

Podem ocorrer aguaceiros e existe ainda a possibilidade de trovoadas.

As temperaturas devem variar entre a máxima de 16 graus, em Ponta Delgada, e as mínimas de 11 graus.

Em destaque

Subir