Nas Notícias

Veja a previsão do tempo para domingo

O calendário marca o período de primaveram mas, neste domingo, os especialistas da meteorologia antecipam condições típicas de inverna, como nos últimos dias, com chuva, frio e neve em muitas regiões de Portugal continental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva será “mais intensa e frequente no litoral norte e centro”, neste domingo, com possibilidade de “queda de neve nas terras altas do norte e centro”.

O sétimo dia de abril chegará com vento a soprar forte com “rajadas nas terras altas, em especial a partir da tarde” e “formação de gelo durante a madrugada em alguns locais do interior das regiões norte e centro”.

Os especialistas do tempo antecipam ainda uma “pequena subida de temperatura, em especial da máxima”, embora os termómetros continuem baixos. O Porto não ultrapassará os 14 graus de máxima, Lisboa os 17 e Faro os 18.

Em Braga a máxima será de 14 graus, tal como em Viana do Castelo. Mais frio em Bragança, onde são esperados nove graus e sete na Guarda. Vila Real rondará os 11 graus, enquanto que Viseu chega aos 10. Para Aveiro e Coimbra a máxima esperada será de 15 graus, num domingo onde os termómetros chegam aos 16 graus em Beja e 17 em Évora.

Já as temperaturas mínimas vão ser de nove graus no Porto, dez em Lisboa e em Faro. Em Bragança a mínima será de um grau, três na Guarda e cinco em Vila Real. Castelo Branco chega aos seis, tal como Portalegre e Évora. Nos oito graus vão estar Coimbra, Leiria, Santarém e Setúbal.

Nos Açores, o IPMA espera um domingo com “períodos de céu muito nublado” e “boas abertas”, ainda que possam cair “aguaceiros fracos”. Já as temperaturas vão rondar uma máxima de 16 graus e uma mínima de 12 em Ponta Delgada.

Na Madeira, o céu estará “muito nublado” e com “períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas e até ao meio da manhã”. No Funchal, a máxima será de 21 e a mínima de 15 graus.

Com toda a costa sob aviso amarelo e laranja face à agitação marítima, o IPMA alerta para a necessidade de se manterem as habituais cautelas e precauções nestas situações de mau tempo.

Em destaque

Subir