Nas Notícias

Veja a montagem do ‘Portugal na Forca’ que levou um artista à Justiça

portugal enforcado Segundo o Ministério Público (MP) o artista Élsio Menau deve ser absolvido pelo Tribunal Judicial de Faro. Em causa, está o crime de “ultraje” à bandeira nacional, pelo qual o jovem artista responde. Veja o vídeo da montagem da peça chamada ‘Portugal na Forca”. Neste dia, está também em destaque neste clipping uma menina enviou uma carta à Google.

O jovem artista que colocou a bandeira portuguesa na forca está acusado do crime de “ultraje” à bandeira nacional.

O Tribunal Judicial de Faro vai ler a sentença no próximo dia 7, sendo que o ex-aluno da Universidade do Algarve vai responder pelo crime público de ultraje contra símbolos nacionais – neste caso, a bandeira portuguesa.

Em causa está a escultura chamada “Portugal na Forca”, exposta naquela cidade algarvia, há dois anos, em julho de 2012.

A exposição esteve ‘aberta ao público’ num terreno em Braciais, perto de Faro. Porém, dois dias depois, a Guarda Nacional Republicana removeu a escultura.

Segundo o militar que procedeu à remoção da peça, houve uma queixa na GNR, que levou a que as autoridades procedessem daquele modo, segundo afirmou nesta segunda-feira em tribunal o militar em causa. A peça de arte de Élsio Menau viria a ser considerada ofensiva.

O Ministério Público pediu, no entanto, a absolvição do jovem, considerando que a criação artística é “um direito” que a Constituição consagra.

Na audiência de hoje, o artista considerou que uma eventual condenação seria uma injustiça, uma vez que colocaria em causa a liberdade de expressão. Élsio Menau acredita que irá ser absolvido.

Por seu turno, o advogado de defesa do artista, Fernando Cabrita, considera que esta peça de arte que coloca o país numa representação da pena de morte não pode ser mais do que uma “representação gráfica” de palavras figuras proeminentes da sociedade portuguesa adotam em relação a Portugal.

Élsio Menau conhece a sentença a 7 de julho. Veja o vídeo da colocação da sua representação de um Portugal enforcado.

Neste dia, também em destaque neste clipping está uma menina enviou uma carta à Google, a solicitar um dia de folga para o pai, no dia de anos, para que o aniversário possa ser celebrado em família.

A resposta seguiu nos mesmos trâmites. Uma carta carinhosa a informar que o pai de Katie teria direito a uma semana de férias. Por sinal, aquele funcionário é um dos melhores do seu departamento. Veja esta história que já foi confirmada pela própria gigante da Internet.

Neste dia, destaque também para a atriz e modelo espanhola, que deixou de ser a conhecida Olalla Oliveros e passou a ser a irmã Olalla del Sí de Maria.

A antiga profissional das artes sentiu um “terramoto emocional” após uma peregrinação a Fátima.

“Deus nunca está errado”, argumenta. A atriz e modelo é agora freira. Leia mais.

Em destaque

Subir