Nas Notícias

Veja a medusa gigante descoberta na Austrália com quase dois metros de diâmetro

medusa gigante 400 Suspeita-se de a medusa gigante encontrada numa praia australiana se trate de uma medusa juba-de-leão, mas o animal ainda não foi classificado. Deu à costa na Tasmânia e tem quase dois metros. Veja as imagens.

Uma medusa foi encontrada numa praia da ilha da Tasmânia, surpreendendo pelas grandes dimensões. O animal mede quase dois metros e, apesar de ainda não ter sido classificado, suspeita-se de que se trate de uma medusa juba-de-leão, espécie que pode crescer até dois metros, no máximo.

Veja um vídeo publicado no YouTube, que compila imagens da medusa gigante encontrada em território australiano.

https://www.youtube.com/watch?v=f5KPQMjVHtU

Esta não é a primeira vez que aparições de espécies gigantes surpreendem. Há precisamente um ano, 15 peixes-dourados gigantes foram encontrados no lago Tahoe, entre os estados de Califórnia e Nevada, nos EUA.

A espécie é considerada invasora, pelo que os cientistas temem os efeitos que um peixe de aquário, em versão de quase 45 centímetros de comprimento e dois quilos de peso, pode ter na fauna e na vegetação aquática do lago.

Os biólogos acreditam que os peixes foram despejados por proprietários de aquários da região, ficando a dúvida sobre qual o tamanho que tinham na altura do despejo. Os efeitos no ecossistema podem ser visíveis, por exemplo, na proliferação de algas devido à libertação de nutrientes nas fezes dos peixes-dourados.

A prática de libertar animais de aquários em lagos e rios está a tornar-se uma moda nos Estados Unidos. No entanto, este caso da medusa gigante que foi encontrada na Austrália é bem diferente.

No Japão, há um ano, foi encontrada uma lula gigante, ao largo de Chichijima. O animal foi filmado e teria três metros, mas a falta dos dois principais tentáculos levou os cientistas a considerar que chegou a ter oito metros de comprimento.

Um submergível conseguiu filmar a lula até aos 900 metros de profundidade, mas a partir daí perdeu o contacto.

Em destaque

Subir