TV

Veja a discussão de Octávio Ribeiro e Miguel Sousa Tavares no Prós e Contras

O debate ‘Prós e Contras’ da RTP, sobre a Justiça, ficou marcado pela dura troca de acusações entre Miguel Sousa Tavares, jornalista e escritor, e Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã. Veja os vídeos.

Do painel de convidados de Fátima Campos Ferreira faziam parte seis convidados, entre os quais Octávio Ribeiro e Miguel Sousa Tavares. O tema era a Justiça, mas depressa resvalou para o estilo de jornalismo do Correio da Manhã.

Sousa Tavares criticou as fugas do segredo de justiça e o facto de o jornal fazer “troca de favores”, ao publicar notícias da acusação. Octávio Ribeiro não gostou e respondeu ao escritor.

“Há pessoas que não sabem nada da profissão, como o Miguel, que se enredou numa série de compromissos, em relação ao BES, e numa cegueira de fé em relação a José Sócrates”, disse o diretor do Correio da Manhã.

Miguel Sousa Tavares ficou indignado e solicitou tempo para fazer a “defesa da honra”. “Estás a atentar à minha honra”, atirou, dirigindo-se a Octávio Ribeiro.

“Tiveste a sorte de ter trabalhado com grandes jornalistas. Deves ter aprendido algo com eles. Mas sabes que o que o Correio da Manhã faz não é jornalismo. É vender jornais”, disparou ainda, acusando Octávio de uma “difamação” .

O escritor criticou veementemente a divulgação de escutas, por parte do Correio da Manhã, por serem “uma devassa da vida pessoal” e por levarem a julgamentos na praça pública.

Octávio Ribeiro acusou também Miguel Sousa Tavares de nunca ter feito jornalismo de investigação e convidou-o a visitar o Correio da Manhã, para ver a equipa que trabalha naquele diário.

“Se tu nunca fizeste jornalismo de investigação, se nunca deste uma notícia, isso é um problema teu. Mas estamos ainda a tempo de corrigir isso, Miguel”, referiu.

A resposta gerou uma gargalhada na plateia: “Não me queres convidar para teu estagiário, pois não? Fico mais tranquilo”.

Veja os vídeos de um debate que se centrou no modo como aquele jornal se coloca perante grandes processos judiciais.

Um detalhe: José Sócrates foi omnipresente.

https://www.youtube.com/watch?v=0_mBiXgLWSA&feature=youtu.be

 

https://www.youtube.com/watch?v=1Q0Mj-Jn2Lk&feature=youtu.be

 

https://www.youtube.com/watch?v=69HlHNzp6lw&feature=youtu.be

 

https://www.youtube.com/watch?v=n6xqRR6D5x4

Em destaque

Subir