Tecnologia

Veeco RT: Um desportivo elétrico produzido em Portugal (galeria de fotos)

veeco_1Construído em forma reverse trike (duas rodas à frente e apenas uma atrás), o Veeco RT destaca-se pela sua autonomia e pela sua potência. Empresa portuguesa vai vender diretamente ao cliente e vai ter produção limitada.

Chama-se Veeco RT e é o primeiro desportivo 100 por cento elétrico produzido em Portugal. A máquina é da VE- Fabricação de Veículos de Tração Elétrica, empresa portuguesa, que contou com a colaboração do Instituto de Engenharia de Lisboa e que obteve também apoio financeiro do QREN.

O Veeco RT foi construído em forma reverse trike (duas rodas frontas e uma traseira) e entre as capacidades destacam-se a autonomia da bateria, que pode chegar para 400 quilómetros, e a potência, visto que pode atingir os 160 quilómetros por hora e acelerar dos 0 aos 100 em apenas oito segundos.

Destacam-se ainda o sistema de abertura das portas, que sobem e descem, como o carro do filme ‘Regresso ao Futuro’. Quanto a passageiros, o Veeco RT tem capacidade para dois ocupantes.

A carroçaria foi estrategicamente construída em forma de gota de modo a explorar a aerodinâmica, poupando desta forma nos consumos. Para já é apenas um protótipo mas a equipa responsável afirma que o mesmo está já preparado para circular em qualquer via.

A empresa portuguesa encontra-se atualmente a desenvolver algumas funcionalidades e ferramentas, em particular para o interior do veículo. Resta aguardar por mais novidades.

Veja aqui a galeria de fotos do Veeco RT:
{gallery}imagens/galerias/veeco_rt_1{/gallery}

Em destaque

Subir