Mundo

Vaticano: Papa Francisco quer que os sem-abrigo possam tomar banho

papamota 210 O Papa Francisco mandou instalar três duches, nas casas de banho na praça de São Pedro, para uso dos sem-abrigo. O sumo pontífice fora alertado pelo capelão para a falta de instalações onde os mais necessitados pudessem cuidar da própria higiene.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados”, diz a Bíblia, ao que o Papa acrescentou agora a higiene pessoal.

Por ordem de Francisco, o Vaticano vai instalar três chuveiros no interior das casas de banho localizadas baixo das colunas da Basílica de São Pedro, na Praça de São Pedro, revelou hoje o La Stampa.

A decisão vai beneficiar os sem-abrigo, que não têm instalações para cuidar da higiene pessoal, nem para trocarem de roupa.

Ainda segundo o jornal italiano, o Papa Francisco foi alertado pelo capelão, Konrad Krajewski, para a inexistência de instalações sanitárias que servissem condignamente os sem-abrigo que ‘residem’ junto às colunas da Basílica.

Segundo o La Stampa, o capelão, nomeado a 3 de agosto de 2013, tem como uma das funções ser o ‘braço direito’ do Papa no terreno, servindo humildemente os mais desfavorecidos.

No âmbito dessas funções, Krajewski terá convidado um sem-abrigo que fazia anos para almoçar, mas o aniversariante recusou entrar no restaurante, pois tinha “vergonha de cheirar mal”.

“Eu levei-o, de qualquer forma, para fazer uma refeição e ele explicou-me que em Roma consegue sempre algo para comer, mas que faltavam lugares para se lavar”, realçou o capelão, em declarações ao jornal.

 Konrad Krajewski transmitiu essa necessidade ao Papa, que de imediato mandou instalar três chuveiros nas casas de banho que, normalmente, servem os peregrinos.

O capelão terá ainda dado início a um projeto, financiado pelo Vaticano, para que mais paróquias (em especial na zona de Roma) instalem também chuveiros.

Um outro projeto de Krajewski é encontrar escolas de cabeleireiro, junto ao Vaticano, que aceitem servir gratuitamente os sem-abrigo.

Em destaque

Subir