Mundo

Vaticano: Lóbi gay “existe”, tal como “uma corrente de corrupção”, assume Papa Francisco

papa franciscoO Vaticano tem dado origens a vários rumores sobre um lóbi gay e de corrução. A partir de hoje, são factos: o Papa Francisco assume que “há uma corrente de corrupção” e admite, sobre o lóbi gay, que “é verdade, ele existe”. Reformar a cúria romana será um trabalho “difícil”.

O Vaticano tem dado origens a vários rumores, com os principais a incidirem sobre a existência de corrupção e de um lóbi gay. A partir de hoje, esses dois rumores deixaram de o ser. O Papa Francisco, citado pela agência I.Media, confirmou que o lóbi gay “é verdade”, assim como a existência de “uma corrente de corrupção”.

“Fala-se de um lóbi gay e é verdade, ele existe”, confirmou o sumo pontífice, no encontro de 6 de junho com a Confederação latino-americana e das Caraíbas dos religiosos e religiosas. Na mesma ocasião, Francisco terá ainda assumido que “na cúria há pessoas santas, verdadeiramente santas, mas também há uma corrente de corrupção”.

As principais notas desse encontro foram reveladas, hoje, pelo site Reflexão e Libertação, que cita o projeto de reforma da cúria romana como o principal tópico em discussão. Um trabalho que será “difícil” e que deixou o Papa “desorganizado”, como o próprio terá assumido, a ponto de garantir: “não posso fazer eu a reforma”.

Uma reforma que, em vésperas da eleição do sucessor de Bento XVI, foi defendida por “quase todos os cardeais”, terá acrescentado Francisco. Para fazer essa reforma, o chefe da Igreja Católica Apostólica Romana nomeou uma comissão comoito cardeais, cujos trabalhos devem começar em outubro.

Em destaque

Subir