Insólito

Vaticano engana-se a cunhar moeda: “Jesus” dá lugar a “Lesus” em inscrição latina

medalha vaticanomedalha vaticano 510Um erro do Vaticano na cunhagem de quatro moedas fez toda a diferença, na medida em que Jesus foi ‘chamado’ de “Lesus”. A medalha, comemorativa, foi retirada do mercado, mas quatro já tinham sido vendidas. E tornaram-se peças de colecionador, de valor bem mais elevado…

O primeiro aniversário do pontificado do Papa Francisco é uma efeméride que tem de ser assinalada. E nada melhor do que cunhar uma moeda. Acontece que esta moeda apresentou um erro.

Em vez de um “J”, surge um “L”, o que se agrava quando está em causa o nome de Jesus Cristo… O erro passa despercebido e certamente os quatro compradores da moeda – verdadeiros sortudos, já que o objeto é peça de colecionador ainda mais rara – não terão reparado.

Imediatamente, o Vaticano ordenou a retirada da série de medalhas que contêm a gralha, que se encontra numa passagem em Latim. E uma vez que em Latim não existe a letra “J”, em bom rigor deveria estar escrito “IESVS”. E a proximidade gráfica do “I” maiúsculo e do ‘l’ minúsculo poderá justificar este erro na medalha comemorativa.

A moeda apresenta no verso uma imagem, onde Jesus Cristo chama São Mateus, o cobrador de impostos que se tornaria e discípulo e evangelista. À volta desta imagem, surge o… lapsus.

O caso provocou um pequeno reboliço no Vaticano. E quem pode celebrar este erro são os quatro compradores da moeda, que valerá uma fortuna, pela sua raridade e valor histórico que adquirirá.

Em destaque

Subir