Social

Vasco Palmeirim é a figura pública que suscita mais empatia nos portugueses

Apresentador de televisão e locutor de rádio destrona humorista Ricardo Araújo Pereira na liderança das figuras públicas que geram mais empatia. A Pipoca Mais Doce, Mia Rose e Bumba na Fofinha lideram notoriedade nos influenciadores digitais.   

O apresentador de televisão e locutor de rádio Vasco Palmeirim é a figura pública que suscita mais empatia nos portugueses. A conclusão é da edição de 2021 do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, produzido pela Marktest, e onde Vasco Palmeirim destrona pela primeira vez o líder de empatia nas quatro edições anteriores deste estudo, o humorista Ricardo Araújo Pereira.   

Os resultados do estudo indicam que, entre as 62 personalidades sugeridas aos inquiridos, o apresentador do concurso Joker, na RTP1, e do programa de rádio Manhãs da Comercial, foi quem obteve um maior índice de empatia e identificação, com uma média de 7.40 numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito).   

Nas posições seguintes do Top5 de figuras públicas mais empáticas ficaram Ricardo Araújo Pereira (7.18), Cristiano Ronaldo (7.14), César Mourão (7.08) e Daniela Ruah (7.04). Entre todas as figuras públicas sugeridas no estudo, 50 personalidades tiveram níveis de empatia superiores a 5.5 e apenas 12 registaram um índice abaixo desse valor.   

Os dados trabalhados pela Marktest com base nos valores obtidos nos critérios de notoriedade e grau de empatia permitem ainda identificar personalidades com Notoriedade e empatia acima da média, como Cristiano Ronaldo, Vasco Palmeirim ou Ricardo Araújo Pereira, assim personalidades com Notoriedade abaixo da media mas empatia acima da média, como Ana Guiomar, António Raminhos ou Miguel Oliveira.  

No que respeita aos influenciadores digitais, Bernardo Almeida foi quem obteve o maior grau de empatia e identificação, com uma média de 7.57 pontos. O Top 5 ficou completo com Diogo Batáguas, Pedro Teixeira da Mota, Vanessa Alfaro e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), todos com pontuações acima de 7 em empatia e identificação.   

Ainda em matéria de influenciadores digitais, A Pipoca Mais Doce (Ana Garcia Martins) voltou a ser a mais referida de forma espontânea pelos inquiridos, quando questionados acerca de blogs, vlogs, bloggers ou youtubers que conhecem ou de quem já ouviram falar, com 35,5 por cento de respostas. Neste ranking de notoriedade espontânea, as posições seguintes foram ocupadas por Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), com 13.0 por cento de menções, e por Wuant (Filipe Morgado Borges), com 11.8 por cento.   

Quando confrontados com uma lista de 43 nomes de influenciadores digitais, os inquiridos voltaram a destacar A Pipoca Mais Doce, com 65.8 por cento de notoriedade sugerida. Mia Rose ocupou a segunda posição, com 46.4 por cento de notoriedade sugerida, e Bumba na Fofinha a terceira, com 45.6 por cento. Este top3 não sofre alterações face à edição anterior do estudo.  

Sobre o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2021   

Figuras Públicas e Digital Influencers é um estudo realizado pela Marktest sobre a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas nacionais e à sua presença digital. O estudo de opinião realizado pela Marktest utilizou uma metodologia quantitativa, através de questionário de autopreenchimento por indivíduos com idade compreendida entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental.  

Os objetivos principais deste estudo são os de conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra ainda informação sobre a sua presença digital (redes sociais e blogs). O estudo analisa ainda indicadores de notoriedade e empatia com Blogs, Vlogs, Bloggers, Instagrammers ou Youtubers.  

A amostra foi constituída por 1201 entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região. A margem de erro máxima para o total, considerando uma amostra com a mesma dimensão e assumindo o pressuposto de amostragem aleatória, para um intervalo de confiança a 95 por cento, é de ± 2.83pp.  

A informação foi recolhida através de uma entrevista online (Cawi System), tendo por base um questionário estruturado de autopreenchimento, constituído por perguntas fechadas e abertas, e decorreu entre os dias 8 de fevereiro e 4 de março de 2021.  

Em destaque

Subir