Fórmula 1

Vários Grandes Prémios de F1 numa mesma pista são forte possibilidade

A atual situação de crise motivada pela pandemia de coronavirus poderá levar a Fórmula 1 a realizar vários Grandes Prémios num mesmo circuito.

Uma possibilidade que está ‘em cima da mesa’, dados os constrangimentos que se irão levantar quando for possível retomar a competição.

Zak Brown, da McLaren, e Christian Horner, da Red Bull Racing, admitiram esta nova possibilidade para fazer cumprir a temporada de 2020 em declarações à BBC Rádio.

“Estamos a conversar, com um calendário que é mais restrito, em qual será a melhor solução para fazer disputar mais Grandes Prémios. Uma das propostas é potencialmente realizar várias provas num mesmo lugar. Silverstone (Grã-Bretanha) é um dos circuitos possíveis disse o CEO da McLaren.

Trata-se da pista que acolheu a primeira corrida de F1 em maio de 1950, sendo que o Red Bull Ring é outra possibilidade, já que a Áustria definiu um levantar progressivo das medidas de confinamento esta semana, pela voz do seu ministro dos desportos, e vice-primeiro ministro Werner Kogler. O mesmo político que já admitira a possibilidade de um Grande Prémio da Áustria ‘à porta fechada’.

Ross Brawn, o responsável desportivo da Fórmula 1, quer organizar o máximo de provas no mínimo de tempo na segunda metade do ano, mas esta intenção colide com as restrições de viagens que existem atualmente na Europa.

Contrariamente ao Red Bull Ring, o Circuito da Catalunha em Espanha não estará disponível para esta nova possibilidade, por motivos de segurança, face à situação de pandemia vivida no país vizinho. “Não existem muitos circuitos pensados para poder competir em total segurança”, referiu Joan Fontseré.

O Diretor Geral do Circuito da Catalunha-Barcelona referiu junto do médias espanhóis que em Barcelona “é impossível sequer mudar algumas curvas”. E enfatiza; “Nem é uma questão de homologação, já que a FIA nos ajudaria, mas no nosso país não é realizável devido à atual situação de segurança.

Zak Brown diz que Grandes Prémios sem público são um cenário que está na ordem do dia: “Parece que todas as provas europeias onde poderíamos correr seriam organizadas ‘à porta fechada’, enquanto Horner que o Red Bull Ring “é absolutamente realizável”, mas que terá de se perceber “até que ponto as pessoas serão motivadas para se sentar no meio de 150.000 espetadores”.

Em destaque

Subir