Mundo

‘Vape’ é a palavra inglesa do ano, segundo o Dicionário Oxford

vape O ato de fumar um cigarro electrónico tornou-se popular, na língua inglesa, como ‘vape’. O termo foi escolhido pelo prestigiado Dicionário Oxford como a palavra do ano de 2014. Em relação a 2013, o uso da palavra ‘vape’ mais do que duplicou.

A língua está em constante mutação e todos os anos surgem termos e expressões novos. No inglês, o prestigiado Dicionário Oxford tem a tradição de nomear o ‘bebé do ano’.

Neste ano que está quase a chegar ao fim houve uma palavra que se distinguiu face às demais. Em relação a 2013, o uso desse termo mais do que duplicou.

Trata-se de ‘vape’, uma palavra com raízes em vaporizar e que se aplica ao ato de fumar um cigarro eletrónico.

“A palavra tornou-se necessária para descrever essa atividade e diferenciá-la de fumar. ‘Vape’ veio para preencher esse espaço e tem-se proliferado juntamento com o hábito” dos cigarros eletrónicos, justificou a equipa do Dicionário Oxford.

‘Vape’ tornou-se mais usada e importante na língua inglesa do que palavras como ‘slacktivism’ (algo como ativismo preguiçoso), ‘bae’ (uma deturpação de ‘babe’ popularizada por uma música de Pharrell Williams) e ‘indyref’ (uma conjugação de ‘independência’ e ‘referendo’ que se tornou viral com o referendo sobre a independência da Escócia).

A palavra do ano de 2014 também já teve ‘filhotes’, como ‘vaporium’, os lugares onde se pode fumar cigarros eletrónicos ou comprar equipamento para os mesmos.

A origem de ‘Vape’ remonta a 1983, quando foi utilizada num artigo científico, mas só começou a ser realmente usada em 2009.

Em agosto deste ano, entrou na versão online do Dicionário Oxford e, em breve, passará também a constar nas edições impressas.

‘Vape’ sucede a ‘selfie’, a palavra do ano de 2013.

Em destaque

Subir