Motociclismo

Van Beveren vence e Sunderland desiste

A quarta etapa do Rali Dakar 2018 vai ficar na memória como aquela em que o vencedor da edição anterior nas motos se despediu da prova, mantendo-se assim uma tendência dos últimos anos. Do céu ao inferno é como se pode descrever a atuação de Sam Sunderland, que depois de na véspera ter assumido a liderança da classificação geral das duas rodas foi forçado a abandonar.

Ao invés o dia correu de feição à Yamaha e a Adrien Van Beveren, que se impôs na etapa que partia e terminava em San Juan de Marcona, no Peru. O francês não foi o mais rápido na primiera fase da especial, mas depois conseguiria levar a melhor sobre o seu companheiro de equipa Xavier de Soultrait.

Van Beveren bateu Soultrait por 5m01s, enquanto Mathias Walkner foi o melhor representante da KTM, ao ser o terceiro mais rápido na tirada, num traçado onde as WR450F pareceram mais à vontade que as rivais austríacas. Walkner conluiu a tirada a 7m10s, e foi melhor que Pablo Quintanilla por somente 12s, enquanto Stefan Svitko completou o top cinco, sendo agora um dos melhores representantes da KTM.

Joan Barreda Bort, da Honda, teve uma primeira fase da etapa fortíssima e pensou-se que poderia ganhar a etapa, mas o espanhol da Honda não foi além do nono registo, a 10 minutos do vencedor, sendo mesmo superado pelo seu companheiro de equipa Kevin Benavides.

Ricky Brabec, que é quarto da classificação geral, perdeu muito tempo, ficando a quase 24 minutos de Van Beveren, mas sempre teve mais sorte do que Sam Sunderland, cujo abandono marcou esta tirada. O britânico da KTM sofreu uma queda na parte final da especial, sofrendo um traumatismo lombar.

Classificação após a 4ª etapa

1º Stephane Peterhansel/Jean-Pierre Cottret (Peugeot) 10h36m07s

2º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) + 6m55s

3º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Peugeot) + 13m06s

4º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota) + 58m48s

5º Bernhard Ten Brinke/Michel Perin (Toyota) + 1h10m24s

6º Eugenio Amos/Sebastian Delaunay (Buggy) + 1h19m42s

7º Khalid Al Qassimi/Xavier Panseri (Peugeot) + 1h21m09s

8º Giniel De Villiers/Dirk Zitzewitz (Toyota) + 1h21m47s

9º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 1h22m44s

10ºJakup Przygonski/Tom Colsoul (Mini) + 1h35m30s

Em destaque

Subir